quinta-feira, 13 de março de 2008

Mais um pouco sobre Montevideo! Ainda!

Por mais incrível que pareça, vinhamos subindo uma "calle" de Montevideo, Thati e eu, depois de nossa visitinha a praia e tomadas por um excesso de bobice ou abstinencia de nossa dose diaria de gardenal, fingindo que falavamos espanhol, misturando as palavras e falando rapido quando o improvavel aconteceu, fomos paradas por uma menina que veio pedir informacao para mim, que emocao!! Fui confundida com uma local e a menina nao acreditou quando disse que nao eramos de la!

Vocês conhecem a expressao "viajar na maionese"? Pois é, a Thati viu um ônibus na rua e começou a rir loucamente, eu nao conseguia entender o que ela tentava me dizer, mas eu ia rindo junto até eu compreender o porque do ataque de riso, em Montevideo cobriram alguns ônibus com a propaganda da hellmans "a verdadeira maionese", assim quem toma esse ônibus viaja literalmente na maionese. Nao é demais!

Nao faziamos só zona em Montevideo, tinhamos uma vida cultural bem cheia também. Fomos ao teatro no sabado para ver uma peça que parecia ser meio besteirol mas ficamos interessadas. Apesar de cansadas, com sono e de termos pescado um pouco durante a peca, nós gostamos muito. Nao tinha nada de besteirol era uma comédia musical "La Divina Comedia Humana" com a companhia Teatral "La BCG", com atores muito bem preparados, conseguimos constatar técnicas de clown, commedia dellarte, muito bom mesmo. Claro, por ser em espanhol perdemos alguns detalhes, mas no geral aproveitamos muito. Teatro Zitarrosa, av 18 de Julio. Ingresso 150 pesos uruguaios (mais ou menos 15 reais).

Alem do teatro tambem fizemos uma visita guiada pelo Teatro Solis, antigo marco da cidade esta sendo restaurado mas nem por isso foi fechado. O lugar e imponente e muito grande. Como nao tinha nenhuma peca em cartaz durante nossa estada, fizemos uma visita guiada pelo teatro. Sempre aconselho essas visitas, sao inesqueciveis. Pagamos 20 pesos uruguaios porque ficamos com a visita em espanhol, quem quiser pode pagar 40 pesos pela visita em portugues. Como queriamos treinar o espanhol e economizar escolhemos a primeira opcao. E foi muito bom! No grupo tinham duas cariocas, doiss chilenos e um americano. O guia era um rapaz super atencioso, que explicava muito bem os detalhes sobre o teatro e tambem achou um momento de descontracao para descobrir como falavamos algumas palavras do vocabulario teatral em portugues, imagino que seja para a visita guiada em portugues. No final da visita pudemos ir a uma exposicao no subsolo do teatro com desenhos sobre o teatro, e tinham varios esbocos sobre o Marcel Marceaux, mimica, commedia dell arte, muito lindo mesmo.

Também visitamos prédios histéricos, exposicoes itinerantes e acabamos descobrindo um passeio de ônibus pelo principais pontos históricos de Montevideo, passando por lugares como o Parque Rodó, que gostariamos de ter conhecido mas acabamos nao tendo tempo ou o outro lado da praia com areia e tudo.

O passeio comecou por volta das 18h00 saindo da av. 18 de julio de uma praca em frente ao teatro Zitarrosa, estavamos cansadas e demos umas cochiladas,alem de tudo o guia falava em um mega fone e era dificil de entender, nao so pelo espanhol mas porque o som era ruim mesmo. Esse passeio sai por 10 pesos uruguaios e vale a pena sim ser feito. O onibus e bem antigo, ou historico, e os locais custumam aproveita=lo. Recomendamos!

A unica coisa que nos irritou um pouco no Uruguai foi a lerdeza da internet. Nos disseram que a Antel, empresa estatal responsavel pela tecnologia, era uma das mais modernos no mundo nesse ramo, a verdade foi que o que vimos era que a demorava muito, principalmente no nosso hostel que tinha um computador da idade da pedra, resultado foi quetivemos que gastar alguns pesos em lan houses, por isso mesmo demoramos um pouco para atualizar o blog.

Thaisa disse...

Olha só Mônica se passando por uma Uruguaia...hehehe
altos passeios culturais muitos alfajores...vcs tão curtindo hein...e quem dera estar ai com vcs...adorei o mini dicionario...continuem postando...bjusss