quarta-feira, 2 de abril de 2008

Peripecias no deserto!

Finalmente um dos momentos mais temidos, por mim pelo menos, chegou! Nossa viagem de 30 horas de Viña del Mar até Sao Pedro do Atacama!
Na verdade de Viña nao há ônibus direto, entao fomos até Calama e de lá chegamos a Sao Pedro. Viajavamos pela Argentina com a empresa de ônibus Andesmar, muito boa mesmo, mas no Chile só há a Tur Bus, entao nao tivemos outra escolha.
O onibus semi leito nao era confortavel, o banheiro um nojo sem papel ou água para lavar a mao. Sem condicoes. Sorte que eu aprendi com mamae e sempre levo papel higienico e anti septico para lavar a mao. Nas "paradas", que foram muitas por sinal, é preciso ter a quantia certa para usar o baño e ainda a moeda mais gordinha de 100 pesos, entao foram horas e mais horas sem visitar o banheiro. Só na rodoviaria de Calama pudemos, mediante o pagamento de 200 pesos, usar o banheiro.
Como a viagem era muito longa. tinhamos direito a jantar, café da manha e almoço, mas o jantar só foi servido depois da 1h00 da madrugada, o onibus saiu as 17h30 e era um refri de morango estranho e pao com ave e maionese, preferi nao comer e mandar ver nas bolachas. O café da manha eles esqueceram, e o almoço foi o mesmo refri só que de limao e pao com salame e queijo, como nao como salame a Thati devorou os dois! Que saudade da Andesmar!!!! Sempre leve bolacha na bolsa e água para garantir um desconforto menor na viagem , porque conforto é uma palavra a se esquecer nesses lugares!
Nunca vi tanto deserto! No caminho só terra, poeira, morro! Inacreditavel!
Depois o onibus que vinha para Sao Pedro já estava meia hora atrasado e ainda atrasou mais uma hora, ou seja, chegamos já era bem escuro em Sao Pedro. A rodoviaria nos assustou por ser de sapé, e as ruas nao tem iluminacao, só nas duas ruas principais dos turistas há uma iluminacao maior.
Há dois caixa eletronicos mas só o da Calle Caracole funciona. Rodamos a "cidade" atrás de um hostel e encontramos um hostal na Calle Calama com a Le Paige, Sondchek acho que é o nome, 6000 pesos sem café da manha, mas com chuveiro. Pela cidade há bastante opcao para café, mas tb os passeios saem cedo entao nem precisa mesmo.
Amanha faremos o Vale de la Luna as 15h00, na sexta os Lagos Andinos as 8h00 e o mais temido por causa dos graus negativos pela manha sao os geisers as 4h00 da manha, com temperaturas chegando a - 10 º C.
Se der conto brevemente os detalhes aqui!
É isso aí!

Nenhum comentário: