domingo, 20 de abril de 2008

Sustos na Bolívia

Olha que diziam que a Bolivia era precaria, mas não pensei que fosse tanto. La Paz é um camelódromo a céu aberto, até a parte rica é feia, mas tudo bem porque valeu a pena a ida até lá. Também graças ao Evo Morales e a muita luta do povo, a situação está melhorando, se pensarmos que até 1952 ainda existia escravidão na Bolívia, agora as coisas estão um paraíso.
O grande problema é a falta de estrutura, as estradas não são pavimentadas, estão começando as obras agora e não há água, nem no deserto do Atacama, no Chile, a precariedade chegou a tanto.
Fomos responsáveis pela prisão do dono do nosso "hotel" (Inti - jamais se hospede aí) em Uyuni porque queriamos tomar banho e fomos proibidas. Depois de passarmos uma noite no lugar, a mulher do cara nos disse que era um banho por noite paga, daí como não haviamos combinado isso com ele e a discussão comeu solta. O cara nos chamou de coisas feias e batemos boca, fomos embora e o caro correu atrás de nós e roubou o tênis da Thati que estava pendurado pra fora da mochila dela, resultado chamamos a polícia o cara agrediu um policial e foi preso. Bem feito pra ele. Nós recuperamos o tênis da Thati e o imbecil com sua mulher idiota vão pensar duas vezes ou mais antes de recusar banho pra alguém. O pior foram os gringos bobos mandando a gente calar a boca pq eles queriam dormir. Tomaram banho gelado e ainda foram contra a gente!! Criamos até um slogan: "Turista brasileiro nao é trouxa"!!
O mais engraçado foi a cara do guia do passeio quando falamos que tinhamos de passar na delegacia, ele quis saber por que e só depois que eu disse "É pq o dono do nosso hotel roubou o tenis da Thati" que eu percebi o absurdo da situação, o cara ficou pasmo e não é para ficar?
Mas nós adoramos a postura do Mayor da polícia, o chefão deu uma boa dura na mulher do ladrão e colocou ela no lugar dela e o cara ficou preso por umas boas horas, porque a mulher dele se recusou a chamar um advogado.
Meu ainda por cima em La Paz minha bolsa apareceu talhada no meio da rua, por sorte ninguém me roubou nada, mas estragaram minha bolsa, só na Bolivia para passarmos por tudo isso mesmo. Mas felizmente o Salar de Uyuni é maravilhoso e o passeio e as fotos valeram cada gota de estress. Mas La Paz...
Minha bolsa argentina machucada!

É isso aí!

Um comentário:

Anninha disse...

Chicaaaassssss..... sou louca p/ fazer uma viagem dessas. sou profe de espanhol no Rio de Janeiro, mas tenho uns impasses! já add no favoritos e vou tentar ler tudinho!
ah! não é your, é yogur. beijos!